Informações Sobre Processos

1. Processo de Gerenciamento de Mudanças

As mudanças ocorrem naturalmente em qualquer unidade de Tecnologia da Informação, porém, como os recursos de TIC estão interligados, uma alteração realizada sem o planejamento adequado pode impactar a disponibilidade e a qualidade dos serviços fornecidos aos usuários. Nesse sentido, o Gerenciamento de Mudanças tem como objetivo assegurar que métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados de forma eficaz em todas as alterações necessárias no ambiente de TIC.

No âmbito do TRF5, o Gerenciamento de Mudanças foi formalmente instituído pela publicação da Portaria nº 336, de 23 de setembro de 2021. A implementação desse processo busca alcançar os seguintes resultados:

  • Mudanças executadas de maneira planejada, com agilidade, de acordo com as prioridades da instituição;
  • Ampliação da comunicação entre os atores envolvidos no planejamento e execução das mudanças;
  • Redução da indisponibilidade e lentidão não planejadas de sistemas causada por mudanças;
  • Redução de incidentes, no ambiente de produção, causados por mudanças;
  • Utilização, no ambiente de produção, apenas de versões de hardware e software testadas e aprovadas;
  • Documentação dos itens de configuração atualizada;
  • Maior satisfação dos usuários da TIC;

Abaixo seguem documentos referentes ao processo de Gerenciamento de Mudanças: