As mudanças ocorrem naturalmente em qualquer unidade de Tecnologia da Informação, porém, como os recursos de TIC estão interligados, uma alteração realizada sem o planejamento adequado pode impactar a disponibilidade e a qualidade dos serviços fornecidos aos usuários. Nesse sentido, o Gerenciamento de Mudanças tem como objetivo assegurar que métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados de forma eficaz em todas as alterações necessárias no ambiente de TIC.
No âmbito do TRF5, o Gerenciamento de Mudanças foi formalmente instituído pela publicação da Portaria nº 336, de 23 de setembro de 2021. A implementação desse processo busca alcançar os seguintes resultados:
Abaixo seguem documentos referentes ao processo de Gerenciamento de Mudanças:
O planejamento orçamentário é centrado em duas peças: o Plano de Contratações (PAC) e o Plano Orçamentário em si. O PAC funciona como um insumo deste e permite a ponderação das necessidades de bens e serviços de TI. Por sua vez, o Plano Orçamentário concilia as demandas do PAC com a disponibilidade orçamentária.
Desta forma, através da execução das atividades de planejamento orçamentário é possível executar eficientemente o orçamento, realizar contratações dentro do prazo e da disponibilidade orçamentária disponíveis e promover a transparência a respeito do orçamento dos projetos priorizados que serão executados pela DTI. No âmbito do TRF5, o processo foi institucionalizado pelo Ato nº 475, de 29 de agosto de 2022.
A seguir, seguem os documentos referentes ao processos de Planejamento Orçamentário: