Perguntas Mais Frequentes

Prezado (a) usuário (a),1

Com base nas demandas e dúvidas que chegam ao nosso suporte diariamente, disponibilizamos uma relação das perguntas mais frequentes, com as respectivas respostas. Esperamos, assim, poder auxiliá-los (as) num melhor desempenho para o exercício de suas atividades.


Índice

  1. Categoria 1: Canais de atendimento (telefone e e-mail)
  2. Categoria 2: Videoconferência (agendamento)
  3. Categoria 3: Certificado digital (emissão/renovação)
  4. Categoria 4: Certificado digital (verificação quanto a fraude)
  5. Categoria 5: Solicitação de equipamento para uso em Home Office
  6. Categoria 6: Solicitação de instalação de sofwtare
  7. Categoria 7: Reset de senha
  8. Categoria 8: Acesso à wi-fi

Canais de atendimento (telefone e e-mail)

Como faço para contatar o suporte de TI?

  • Para demandas relacionadas a Sistemas Administrativos e ao Sistema de Recursos Humanos (SARH), contate-nos através dos seguintes canais: 1

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones - Sistemas Administrativos: (81) 3425-9002 / 9326 / 9934 0i
Telefones - SARH: (81) 3425-9574 / 9386 / 9793

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h

  • Para demandas relacionadas ao Sistema Esparta, contate-nos através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (81) 3425-9774

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 09:00h às 19:00h

Para demandas relacionadas ao PJe, contate-nos através dos seguintes canais:

Endereço eletrônico / Portal: atendimento.pje.trf5.jus.br

Telefone: (81) 3425-9241 / 9920 / 9937

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h

  • Para dúvidas de informática em geral e/ou demandas relacionadas ao uso dos equipamentos, como computadores, impressoras, acesso à rede, pastas, redefinição de senha, instalações de programas etc., contate a nossa Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Videoconferência (agendamento)

Como faço para agendar uma videoconferência?

Existem duas possibilidades para a realização de videoconferências: via ferramenta Zoom ou via Microsoft Teams.

  • Para videoconferências realizadas via ferramenta Zoom, envie um e-mail de agendamento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com os seguintes dados:

Data do evento;

Assunto:

Horário de início;

Duração do evento;

Nome do anfitrião do evento;

Contato do anfitrião do evento (e-mail e telefone, preferencialmente acessível via WhatsApp).

  • Para videoconferências realizadas via Teams, basta selecionar a opção de reunião no seu calendário, inserir os membros que dela participarão, e agendar.

Você também pode optar por realizar reuniões dentro das equipes já criadas, ou mesmo num chat, selecionando a mesma opção.

Em caso de dúvidas quanto ao uso da ferramenta, entre em contato com a nossa Central de Serviços de TI através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Certificado digital (emissão/renovação)

Como faço para emitir ou renovar certificado digital?

Para emitir ou renovar o certificado digital, o (a) usuário (a) (magistrado/a, servidor/a ou terceirizado/a) deverá entrar em contato com a Diretoria de Pessoal (DP), através do e-mail pessoal.trf5.jus.br, e solicitar a carta de autorização para emissão/renovação do certificado digital, indicando, também:

  • CPF
  • Telefone: (81) 3425-9001
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h

Juntamente ao envio da carta pela DP, serão passadas as orientações para emissão/renovação do certificado.


Certificado digital (verificação de fraude)

Para verificar se houve emissão de Certificado Digital vinculado ao seu CPF e que você não reconheça, siga os seguintes passos:

 

 

  1. Acesse o sítio https://meucertificado.iti.gov.br
  2. Clique no botão “Entrar com gov.br”
  3. Na tela seguinte, insira o seu CPF e clique em "Continuar".
  4. Caso não se recorde da sua senha no gov.br, clique em “Esqueci minha senha”. Serão apresentadas opções para recuperação da senha.
  5. Caso já tenha instalado o aplicativo do gov.br em seu celular, também é possível autenticar-se no gov.BR por meio dele.
  6. Após a autenticação, será exibida uma página com os certificados emitidos recentemente em seu CPF.
  7. Verifique se consta algum Certificado Digital recentemente emitido com o seu CPF observando a data de emissão.
  8. Caso tenha identificado algum Certificado Digital não reconhecido, entre em contato com a nossa Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h

 

Solicitação de equipamento para uso em Home Office

Como faço para conseguir equipamento de TI para uso em home office?

As condições para empréstimo de equipamentos de informática passam pela Diretoria Geral do TRF5 (DG). Assim, o (a) usuário (a) deverá enviar via SEI para a DG a solicitação de empréstimo, com a devida justificativa. Após aprovação, deverá entrar em contato com a Central de Serviços de TI através do endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , solicitando o equipamento autorizado e indicando o processo SEI aprovado.

A equipe de informática configurará o equipamento autorizado e informará ao usuário quando de sua retirada.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Solicitação de instalação de sofwtare

Como faço para instalar um software em minha máquina?

Os softwares que operam no ambiente do TRF5 encontram-se em conformidade com a Política de Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados implementadas no órgão.

Assim, para solicitações desse tipo, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Serviços de TI, a qual informará o procedimento necessário, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Reset de senha

Como fazer reset de senha?

Para redefinição de senha, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Serviços de TI, preferencialmente via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os seguintes dados para validação:

  • Nome completo;
  • Login;
  • Matrícula;
  • Telefones para contato (institucional e pessoal, este último preferencialmente com WhatsApp);
  • Nome do responsável pelo setor;
  • Telefones para contato do responsável pelo setor (institucional e pessoal, este último preferencialmente com WhatsApp)


Após registro da demanda, o usuário receberá as instruções para mudança de senha.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Serviços de TI através do endereço de e-mail informado acima, ou do telefone (81) 3425-9001.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Acesso à wi-fi

Como obter acesso à Wi-Fi do TRF5

Solicitações referentes ao acesso à rede Wi-Fi (Local 3) do TRF5 devem ser registradas junto à Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h

Após o registro, o usuário poderá comparecer no setor da Microinformática localizado no 2º andar do edifício anexo (expansão), portando o equipamento a ser configurado, no período de atendimento anteriormente indicado.