Perguntas Mais Frequentes

Prezado (a) usuário (a),

Com base nas demandas e dúvidas que chegam ao nosso suporte diariamente, disponibilizamos uma relação das perguntas mais frequentes, com as respectivas respostas. Esperamos, assim, poder auxiliá-los (as) num melhor desempenho para o exercício de suas atividades.


Índice

  1. Canais de atendimento (telefone e e-mail)
  2. Videoconferência (agendamento)
  3. Certificado digital (emissão/renovação)
  4. Solicitação de equipamento para uso em teletrabalho
  5. Solicitação de instalação de sofwtare
  6. Reset de senha
  7. Acesso à wi-fi

Canais de atendimento (telefone e e-mail)

Como faço para contatar o suporte de TI?

  • Para demandas relacionadas a Sistemas Administrativos e ao Sistema de Recursos Humanos (SARH), contate-nos através dos seguintes canais:

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Telefones - Sistemas Administrativos: (81) 3425-9002 / 9326 / 9934
Telefones - SARH: (81) 3425-9574 / 9386 / 9793

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h

  • Para demandas relacionadas ao Sistema Esparta, contate-nos através dos seguintes canais:

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Telefone: (81) 3425-9774

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 09:00h às 19:00h

Para demandas relacionadas ao PJe, contate-nos através dos seguintes canais:

Endereço eletrônico / Portal: atendimento.pje.trf5.jus.br

Telefone: (81) 3425-9241 / 9920 / 9937

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h

  • Para dúvidas de informática em geral e/ou demandas relacionadas ao uso dos equipamentos, como computadores, impressoras, acesso à rede, pastas, redefinição de senha, instalações de programas etc., contate a nossa Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

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Telefone: (81) 3425-9001
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Videoconferência (agendamento)

Como faço para agendar uma videoconferência?

Existem duas possibilidades para a realização de videoconferências: via ferramenta Zoom ou via Microsoft Teams.

  • Para videoconferências realizadas via ferramenta Zoom, envie um e-mail de agendamento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com os seguintes dados:

Data do evento;

Assunto:

Horário de início;

Duração do evento;

Nome do anfitrião do evento;

Contato do anfitrião do evento (e-mail e telefone, preferencialmente acessível via WhatsApp).

  • Para videoconferências realizadas via Teams, basta selecionar a opção de reunião no seu calendário, inserir os membros que dela participarão, e agendar.

Você também pode optar por realizar reuniões dentro das equipes já criadas, ou mesmo num chat, selecionando a mesma opção.

Em caso de dúvidas quanto ao uso da ferramenta, entre em contato com a nossa Central de Serviços de TI através dos seguintes canais:

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Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Certificado digital (emissão/renovação)

Como faço para emitir ou renovar certificado digital?

Primeiramente, é necessário o usuário (magistrado, servidor ou terceirizado) entrar em contato com a Diretoria de Pessoal (DP), através do e-mail pessoal.trf5.jus.br, e solicitar a carta de autorização para emissão/renovação do certificado digital.

De posse da carta, em se tratando de emissão, o usuário deverá agendar a retirada do Token com a equipe da Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:


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Telefone: (81) 3425-9001


Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Em se tratando de renovação, o procedimento poderá ser realizado no mesmo Token que já se encontra com o usuário.


Há dois procedimentos possíveis para emissão/renovação de certificado: deslocando-se a um dos postos de atendimento certificados, ou através de videoconferência.


Ida ao posto de atendimento.


Valendo-se desta opção, é necessário que o usuário agende previamente a ida a um dos postos de atendimento da autoridade certificadora, através dos contatos abaixo:

Nome ITI ENDEREÇO BAIRRO COMPLEMENTO TELEFONES
SOLIMOS - ITS - RECIFE BOA VIAGEM RUA JOSE ADERVAL CHAVES, 78 BOA VIAGEM ED WECON IV, 3 ANDAR, SALA 307 (81) 3031--3845
ITS SOLIMOES - RECIFE TORREAO RUA DJALMA FARIAS, 365 TORREAO SALA 606 EDF ALPHA EMP ANEXO RECEPCAO (81) 99999-1970
ITS SOLIMOES - RECIFE SANTO AMARO RUA costa maia, 300 CORDEIRO SALA 111 (81) 3040-8712
SOLIMOES - ITS RECIFE CORDEIRO I RUA SIGISMUNDO GONÇALVES, 171 CORDEIRO   (81) 3484-3522;

No dia agendado, o usuário deverá estar com o Token e os documentos indicados abaixo:

CNH ou RG;

Título de eleitor (pode ser comprovante de quitação eleitoral);

Cópia da carta de autorização.

Validação por videoconferência.

Optando pela videoconferência, o usuário deverá enviar cópia dos documentos informados abaixo, quando da solicitação da carta de autorização para emissão/renovação de certificado digital junto à Diretoria de Pessoal:

CNH ou RG;

Título de eleitor (pode ser comprovante de quitação eleitoral);

Telefone para contato;

Indicação de data e horário para podermos ver a disponibilidade no sistema da empresa.

Após a validação por videoconferência, o servidor receberá um e-mail com a confirmação de que seu certificado está pronto para ser emitido/renovado.


Solicitação de equipamento para uso em teletrabalho

Como faço para conseguir equipamento de TI para uso em home office / teletrabalho?

As condições para empréstimo de equipamentos da TI para uso em teletrabalho foram regulamentadas pela Portaria da Presidência do TRF5 nº 191/2020, de 08.04.2020, a qual se encontra vinculada com o processo SEI nº 0003635-61.2020.4.05.7000, resumidamente, a saber:

  1. Solicitação de equipamento à Diretoria Administrativa do TRF5 via SEI, que procederá à autorização, conforme o caso;
  2. Verificação do equipamento junto ao setor de informática, para obtenção do tombamento e envio da numeração ao Núcleo de Gestão Patrimonial, que procederá à emissão da Guia de Autorização para Saída e Movimentação de Equipamentos;
  3. Abertura de demanda com a Central de Serviços de TI para configuração/liberação do equipamento, bem como para agendamento de sua retirada;
  4. Comparecimento ao TRF5 no dia e horário agendados, para retirada do equipamento, portando duas cópias impressas da Guia.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Solicitação de instalação de sofwtare

Como faço para instalar um software em minha máquina?

Os softwares que operam no ambiente do TRF5 encontram-se em conformidade com a Política de Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados implementadas no órgão.

Assim, para solicitações desse tipo, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Serviços de TI, a qual informará o procedimento necessário, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Reset de senha

Como fazer reset de senha?

Para redefinição de senha, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Serviços de TI, preferencialmente via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os seguintes dados para validação:

  • Nome completo;
  • Login;
  • Matrícula;
  • Telefones para contato (institucional e pessoal, este último preferencialmente com WhatsApp);
  • Nome do responsável pelo setor;
  • Telefones para contato do responsável pelo setor (institucional e pessoal, este último preferencialmente com WhatsApp)


Após registro da demanda, o usuário receberá as instruções para mudança de senha.  

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Serviços de TI através do endereço de e-mail informado acima, ou do telefone (81) 3425-9001.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h


Acesso à wi-fi

Como obter acesso à Wi-Fi do TRF5

Solicitações referentes ao acesso à rede Wi-Fi (Local 3) do TRF5 devem ser registradas junto à Central de Serviços de TI, através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (81) 3425-9001  

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 07:30h às 19:30h

Após o registro, o usuário poderá comparecer no setor da Microinformática localizado no 2º andar do edifício anexo (expansão), portando o equipamento a ser configurado, no período de atendimento anteriormente indicado.